Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU, será que conseguiremos?

Você sabe quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU, ou pelo menos parte deles?

ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU
ODS. Fonte: Nações Unidas do Brasil

Em recentes conversas com alguns parceiros de alguns setores da indústria e comércio surgiu a seguinte pergunta: “Vocês sabem quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU, ou pelo menos parte deles?”. A resposta quase que unânime foi “Não”. Apesar de não ter me surpreendido pelo fato de a resposta ter sido “não”, me surpreendi pelo fato de ter sido quase que unânime.

Essa resposta da maioria me motivou a saber um pouco mais sobre o conhecimento de outras pessoas em relação aos ODS. No dia seguinte fiz a mesma pergunta para colegas da área ambiental ou que estão de certa forma relacionados a área ambiental e o resultado foi também desalentador. Cerca da metade das pessoas disseram que sabiam da existência dos objetivos mas, que não sabiam quantos e quais eram. E foi então que surgiu a motivação para escrever este curto post explicando um pouco o que são os ODS de forma simples e resumida.

“...são um chamamento universal para a adoção de medidas para acabar com a pobreza, proteger o planeta, e garantir paz e prosperidade a todas as pessoas."

Desde 2016 foi colocado em marcha 17 objetivos globais, definidos por cerca 150 líderes mundiais, que precisam ser implementados por todos os países nos próximos 15 anos, ou seja, até 2030.

Esses objetivos são um chamamento universal para a adoção de medidas para acabar com a pobreza, proteger o planeta, e garantir paz e prosperidade a todas as pessoas. Esses objetivos demandam um espírito de colaboração e pragmatismo entre os países e proporcionam metas claras que devem ser adotadas por todos.

Conheça todos os 17 ODS da ONU abaixo (extraídos na íntegra da ONUBR):

Cada desses objetivos visa acabar com problemas globais relacionados a temáticas específicas como pobreza, meio ambiente, paz e justiça. E como resultado gerou uma agenda a ser seguida por todos os países, que no caso do Brasil é a Plataforma Agenda 2030. Essa agenda, além de incluir os 17 ODS, contém um plano de ação e uma lista de tarefas para todas as pessoas, com o intuito de erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e prosperidade até 2030.

Grande parte dos planos de ação da Agenda 2030 e dos 17 ODS só terão efeitos relevantes se forem levados a sério pelos representantes e gestores dos nossos países e principalmente por nós como agentes de mudança. Contudo, hoje, faltando 9 anos para 2030, e considerando a atual conjectura do cenário político-econômico do Brasil, eu me pergunto, será que conseguiremos?

Quer saber mais sobre nossos projetos relacionados aos ODS e as metas da Agenda 2030? Entre em contato conosco!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Geison Mesquita

Geison Mesquita

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Mais Artigos